segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Problemática: solução alternativa à lenha na alimentação dos alto-fornos de uso industrial


Experiência com o uso do feno como matéria prima para produção de energia em altos fornos da Indústria brasileira. Alternativa de uso de biomassa como complemento e substitutivo da lenha, materializando uma solução real e ecologicamente correta. 


O problema da lenha para uso nos altos-fornos industriais 


Um problema que vem se agravando e que há necessidade de atenção por parte dos governos - municipal, estadual e federal, é avaliar e propor políticas estratégicas para atender ao setor industrial, na solução da grave problemática da lenha. 

Em Mato Grosso do Sul, conforme publicado há poucos dias na mídia local, grandes empresas da região (não vou citar nomes), consomem cerca de aproximadamente 500 mil toneladas/ano de lenha para abastecimento dos fornos industriais. 

O estoque através do plantio da espécie eucaliptus, tem capacidade produtiva para atender apenas 10% dessa necessidade imediata. 

E vem a pergunta: de onde vem o restante da lenha? Vamos quantificar no fato acima citado... 450 mil ton de lenha por ano?  

Não é difícil de imaginar... vem dos estoques de matas nativas. Vem do extrativismo, principalmente ilegal, pois a devastação dos cerrados é uma realidade... é só acessar o google-earth e ver a realidade do desmatamento. É só acessar os laudos do Ibama e verificar as autuações por extrativismo ilegal de madeira no cerrado. 

Mas, é importante ver a realidade... para que as grandes indústrias da região possam viabilizar-se economicamente, a questão da lenha é fundamental. Sem essa fonte de energia não há produção. 

Necessidades de políticas e estratégias


O Instituto Samaúma, em contato com outros profissionais da área ambiental, tem estudado o uso de biomassa, principalmente, decorrente do uso do feno de leguminosas e gramíneas, produzidos em rolos apropriados como matéria prima complementar para geração de energia para os alto-fornos. 

Não há como pensar em fontes conhecidas e tradicionalmente utilizadas, tais como gás, diesel, carvão, energia elétrica... nem pensar! 

Observação de fontes alternativas viáveis
 

Possivelmente a grande saída é o uso da biomassa, energia renovável vegetal... mas são necessários, além de incentivo, fomento e políticas públicas, envolver pessoas que já estão trabalhando no assunto e tomar decisões políticas para transformar essa realidade caótica em uma nova postura que coloque o seu município ou o seu estado na vanguarda de ofertar soluções para esta problemática. 

Senhores... vamos pensar juntos... vamos ousar encarar de frente este problema... e buscar soluções ecológicas que atendam as altas demandas para os fornos industriais de MS e do Brasil. 

Ramon Padilha
Diretor Executivo do Instituto Samaúma Ecologia e Desenvolvimento 
e-mail: ramonecologia@gmail.com






Um comentário:

Ramonecologia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.