terça-feira, 28 de outubro de 2008

Demonstração de experiências - Programa Rio de Leite

(Favor clickar na imagem acima para exibir em tamanho normal)

Programa Rio de Leite


Compartilhamos (fig. acima) nossa análise da estrutura metodológica do programa, dentro da forma de pensar do Instituto Samaúma.

  • Presença do poder público;
  • Presença da comunidade local organizada (proprietários envolvidos no Programa);
  • Preserça de rede de parceiros em tecnologia e negócios.

Vide o site do Programa: www.riodeleite.com.br


Créditos e esclarecimentos a respeito do Programa R de Leite

Diante de um quadro de baixa produção da atividade leiteira no Estado de MS (o estado de MS produz somente 2% do leite do País), pois aqui a tradição é a Pecuária de Corte, uma das alternativas encontradas para elevar a produtividade do rebanho é o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (Rio de Leite), que está sendo desenvolvido em 20 propriedades das regiões de Anastácio e Aquidauana, há dois anos por professores dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade de Aquidauana.

O projeto coordenado pelos professores Dr. Marcus Vinícius Morais de Oliveira e MSc. André Rozemberg Peixoto Simões, juntamente com a MSc. Carolina da Silva Barbosa e Dra. Dirce Ferreira Luz, se propõe a contribuir de forma ativa na melhoria do atual quadro da pecuária leiteira do Estado e mais especificamente nestes municípios de Aquidauana e Anastácio, tendo em vista a existência de uma grande quantidade de assentamentos e de pequenas propriedades com mão-de-obra familiar. O projeto é gratuito e a assistência técnica é efetuada por meio de alunos do curso de Zootecnia, com supervisão mensal de um médico veterinario, de um agrônomo e de um zootecnista, sob coordenação dos professores.

Dentre as tecnologias específicas para o gado leiteiro que estão sendo implantadas, o professor Marcus Vinícius cita a desmama precoce dos bezerros (cerca de 2 meses); ordenha das vacas duas vezes ao dia; emprego da técnica de inseminação artificial ou o uso de touro com aptidão leiteira, como o girolando (nunca o nelore); uso de pastagens de boa qualidade, que eles desenvolvem - (N.B. aqui quero mencionar os estudos e pesquisas que estão agora sendo trazidas neste site pelo Instituto Samaúma e seus parceiros, com objetivo de introduzir leguminosas que sirvam para recuperação de solos); o cultivo de capineiras como cana-de-açúcar e capim elefante; a confecção de silagem e como mencionamos, o uso de leguminosas como o estilosantes (pesquisa Embrapa).

Na parte ambiental, o programa conta também com o apoio do Instituto Samaúma Ecologia e Desenvolvimento, no desenvolvimento de ações de maior conscientização no uso ecológico, adequação das propriedades, visando a preservação dos recursos naturais por intermédio da recuperação e preservação de nascentes; recuperação de mata ciliar; revegetação de áreas internas da propriedade para formação de reservas protegidas, entre outros benefícios.

Instituto Samaúma Ecologia e Desenvolvimento
e-mail: ramonecologia@gmail.com





Um comentário:

Anônimo disse...

A proposta do Instituto Samaúma junto ao Programa RIO DE LEITE demonstra claramente as parcerias profícuas que podem ser efetuadas entre as diversas instituições. Parabéns a todos os agentes envolvidos no processo !