quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ecologia - termos menos conhecidos do glossário


Bioma

O físico Fritjof Capra assim se expressou: “não há como promover um desenvolvimento sustentável senão adaptado a cada bioma”. Para se promover o desenvolvimento sustentável é essencial conhecer o bioma no qual vivemos.

(Fonte: http://www.cliquesemiarido.org.br/not_0110.htm)

Então, o que é bioma?

Colocarei duas formas de comprender, uma científica e uma popular.

O conceito científico

Bioma é definido como um conjunto de vida (reinos animal e vegetal) que se apresenta de forma contígüa em um determinado fragmento territorial e se constitui de agrupamentos de tipos de vegetação que se manifestam em condições geoclimáticas similares, com uma história de evolução própria, sendo vista como um sistema de biodiversidade distinta e originária que se destaca naquela determinada região, incluindo também o homem nativo da região.

O conceito popular

Todos os seres vivos de uma determinada região, que tem uma história comum na sua formação, tais como vegetação similar e contínua; certa uniformidade climática; que denota uma certa característica do local que se manifesta até na sua biodiversidade, compõe o que chamamos de bioma

Quais são os biomas do território brasileiro?

Bioma da Floresta Amazônica
Área: 4.196.943 Km2 49,29% do território brasileiro
Bioma Mata Atlântica
Área 1.110.182 Km2 13,04% do território brasileiro
Bioma Cerrado
Área 2.036.448 Km2 23,92% do território brasileiro
Bioma Caatinga
Área 844.453 Km2 9,92% do território brasileiro Bioma Pantanal
Área 150.355Km2 1,76% do território brasileiro

Bioma Pampa
Área 176.496Km2 2,07% do território brasileiro

O que é Biota?

Biota é o conjunto de seres vivos, flora e fauna, que habitam ou habitavam um determinado ambiente geológico, como, por exemplo, biota marinha e biota terrestre, ou, mais específicamente, biota lagunar, biota estuarina, biota bentônica,..

As variações climatológicas e ambientais em geral, como salinização de uma laguna, quantidade de sedimentos em suspensão,... alteram a biota pela adaptação, mutação e extinção de espécies, entrada de novas espécies e gêneros,... Assim, os estudos paleontológicos na sucessão de camadas (bioestratigrafia) ajudam a desvendar não só os ambientes, mas tambem as variações ambientais do passado (paleoambiente) registrados nessas rochas, principalmente por comparação com estudos atuais das biotas características de cada ambiente terrestre.


GEOMORFOLOGIA

Estudo das formas de relêvo (montanhas, vales, planícies,..) e das drenagens associadas com a definição de padrões morfológicos, buscando-se a interpretação da origem e evolução desses padrões principalmente face a controles lito-estruturais e climáticos.

Fonte UNB - http://www.unb.br/ig/glossario/


Nenhum comentário: