terça-feira, 28 de outubro de 2008

Causas que contribuem para o aquecimento global














  • O gás carbônico (CO2) é responsável por mais de 50% do aquecimento global.
  • O metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) por cerca de 20% (Rhode, 1990 citado por Minami et al., 1993).
  • A concentração desses gases vem aumentando, nas últimas décadas.
Outros problemas mundiais e de repercussão local

Aumento populacional

Tendências: De 6,7 bilhões - atual; para 9,2 bilhões até 2050.
Ações positivas: Gerar condições para melhor distribuição, capacitação integral (educação, profissão) e melhoria de qualidade de vida (saúde, alimentos, produtividade em rede). Mais conscientização das novas gerações através da Alfabetização Ecológica (prioritário). Escassez de alimentos

Tendências: Embora o mundo produza alimentos suficientes para alimentar a população mundial, há muito desperdício e 220 milhões de pessoas sofrem e morrem de inanição.
Ações positivas:
Os poderes (principalmente da localidade) devem promover conscientização a respeito de consumismo, desperdício e eficiência na utilização racional e sustentável de áreas produtivas.

Área cultivada no mundo - 600 milhões de has - desde 1950

Tendências: Investimentos para aumentar a produtividade conforme a necessidade populacional do mundo e do local (principalmente). Em 1950 a produtividade era de 1 ha. por pessoa; em 2000, de 1 ha. para mais de 4 pessoas e em 2050 haverá necessidade de produzir em 1 ha. para mais de 7 pessoas. Já existem movimentos para a adoção da agricultura orgânica, pois a necessidade de aumento de produtividade tem envolvido a aplicação de produtos químicos que causam degradação ao solo e prejuízo à saúde das pessoas.
Ações positivas:
Implementar políticas de distribuição e uso sustentável de solos produtivos. Recuperar solos com técnicas orgânicas. Promover o desenvolvimento da produção agrorural orgânica. Fomentar a produtividade loca através de redes - os arranjos produtivos do local (APLs). Envolver profissionais que ajudem a pensar de forma a promover a sustentabilidade com abordagem ecológica (visão do todo). Ex.: O Instituto Samaúma Ecologia e Desenvolvimento.

Pecuária - 180 milhões de criadores no mundo

Tendências: De aumento dos atuais 3,3 bilhões de bois, carneiros, cabras. Forte pressão nas pastagens, degradação do solo pela retirada de florestas e diminuição de proteção dos recursos hídricos (nascentes, ribeirões, rios, etc...) Retirada de florestas nos topos de morros e matas ciliares, causando assoreamento dos cursos de águas. No Brasil, principalmente Cerrados, Floresta Amazônica, Mata Atlântica. O Instituto Samaúma, em parceria com outras organizações vem se reunindo e elaborando estudos e projetos-piloto para melhoria de solos, com plantas pesquisadas que fixam mais nitrogênio e neutralizam a ação de degradação, proporcionando o plantio de espécies arbóreas nativas em consórcio com pastagens que promovem maior nutrição animal, criando condições para adequar propriedades agro-rurais ao status de ecologicamente + corretas.

Ações positivas: O Instituto Samaúma vem propor aos municípios o uso de tecnologias de uso sustentável, Melhoria ambiental, recuperação de recursos naturais e redesenho inovador de métodos produtivos em pecuária. Ex.: Piquetes sombreados com espécies nativas; pastagens consorciadas; equilíbrio ecológico da propriedade...para o desenvolvimento destas ações, conta com empresas de alto gabarito técnico que estão incorporadas como parceiras em tecnologias e negócios, inclusive universidades. O Instituto Samaúma se propõe a dialogar e adequar planos de desenvolvimento alinhado aos potenciais dos municípios e regiões.

Diminuição da qualidade das pastagens (em muitos municípios e regiões brasileiras, com grande impacto em Minas Gerais, principalmente conforme vimos, na região Leste...)

Tendências: A pastagem predatória inicialmente reduz a produtividade dos pastos vindo posteriormente a destruí-los, transformando-os em desertos. Pastos degradados em todo o mundo totalizam 680 milhões de hectares, cinco vezes a área cultivada dos Estados Unidos.
Atual: re-examinar o uso tradicional dos solos. Revegetar áreas de topos de morros e matas ciliares. Sombrear piquetes e inserir pastagens consorciadas com leguminosas para maior fixação de nitrogênio e melhoria da qualidade dos solos e proteção das águas.

Ações positivas: O Instituto Samaúma, está apto a propor soluções que alcancem objetivos positivos e mudança de cenários que gerem maior produtividade com equilíbrio ambiental.

O ciclo atual verificado: extrativismo, inserção de pastagens, baixa produtividade, baixa lotação e degradação dos pastos, poderá ser alterado, incluindo-se:

Planejamento ecológico da propriedade e métodos inovadores de uso e ocupação orgânica das pastagens.

Então o novo ciclo passará a ser: recuperação de flora nativa, inserção de espécies de leguminosas (indicadas através de pesquisa científica já disponível no Instituto Samaúma), melhoria contínua da produtividade, melhoria de lotação, com bem estar para o gado e enriquecimento nutritivo dos pastos + perenidade. Tudo isso vem se resumir em prosperidade ecológicamente correta.

Prestar atenção na redução da disponibilidade e acesso à água e o impacto na alimentação da população mundial

Tendências: O consumo mundial de água cresceu duas vezes mais rápido do que a população mundial no último século. Em 2025, os cientistas tem alertado que o volume de água necessário para produzir comida deve aumentar em 50%, devido ao crescimento populacional e à demanda por melhor qualidade de vida. Como resultado da falta de água, a produção mundial de alimentos ameaça diminuir em 10%.

Ações positivas: O Instituto Samaúma Ecologia e Desenvolvimento, vem trabalhando no sentido de promover maior conscientização, principalmente dos administradores públicos e proprietários rurais para ações positivas: recuperar as nascentes, reflorestar os topos de morros (impedir assoreamento dos recursos da bacia hidrográfica), adensar e recuperar matas ciliares. Retirar dejetos dos cursos de águas. Disseminar produção de mudas de espécies nativas dos biomas: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrados, Florestas de Transição no RS, etc...

Exemplo a seguir: a arquiteta Lélia Wanick Salgado e o fotógrafo Sebastião Salgado, ambos de renome internacional, investiram na recuperação florestal e ambiental da Fazenda Bulcão em Aimorés-MG, fazenda que herdaram de seus ancestrais, onde fundaram o Instituto Terra. A ONG é um exemplo de recuperação para o Brasil e para o mundo, onde foram plantados mais de 1 milhão de espécies nativas da Mata Atlântica. Tive, eu, Ramon Padilha, o privilégio de participar um tempo do projeto, como Superintendente Executivo do Instituto Terra. Faço esta inserção, prestando minha homenagem à Lélia e Sebastião Salgado por essa importante iniciativa ecológica e ambiental.

Riscos de contaminação de reservas de águas subterrâneas por contaminação de agrotóxicos (necessário ampliar a proteção do aqüifero Guarani - um mar de água doce subterrâneo, com capacidade para fornecer água aos brasileiros por cerca de 1 século)

O que vem acontecendo: segundo estudo desenvolvido ao longo de quatro anos (1995-1998), pela Embrapa Meio Ambiente,com o título "Uso agrícola das áreas de afloramento do Aqüifero Guarani e implicações na qualidade das águas subterrâneas”, revelou a presença de agrotóxicos como - tebuthiuron, hexazinone e ametrina em níveis crescentes. D um ano para o outro foi verificada uma tendência ao aumento dos teores de nitrato na água subterrânea no mesmo período de quatro anos.

Nenhum comentário: