terça-feira, 28 de outubro de 2008

Nosso portfólio dos principais projetos

(Foto: Ramon Padilha. Da esq. para a direita: Ramon e Alexandre no viveiro do Instituto Terra. Em 2005 - Produção de aproximadamente 500 mil mudas por ano.)

I - Viveiro de mudas de espécies nativas

Finalidades: ampliar banco genético de plantas nativas e reflorestar. O viveiro é um projeto imprescindível para viabilizar projetos de recuperação de bacias, micro-bacias, topos de morros, corredores ecológicos e matas ciliares.


Benefícios: ambiental, econômico e social.


Justificativas de incentivo à formação de viveiros


  1. Centenas de espécies nativas da flora dos biomas do Brasil, já estão em estado de extinção.
  2. A flora florestal brasileira é rica e tem potencial apto ao desenvolvimento de bio-pesquisas (saúde das populações, óleos essenciais, fibras, madeira, etc...).
  3. A fauna de forma geral precisa de árvores para sua proteção e conservação.
  4. Uma árvore pode abrigar dezenas e até centenas de espécies vivas de avifauna, mastofauna, entomofauna e também outras espécies de flora.
  5. Um viveiro também tem seu valor econômico (frutíferas, madeira, etc...) gerando extensos benefícios sócio-educativos e ambiental.


Quando alguém corta uma árvore, não somente está eliminando um indivíduo da natureza, mas destruindo o abrigo de dezenas e centenas de espécies da biodiversidade que dependem de uma árvore.


O Instituto Samaúma, vem estimulando a implantação de viveiros comunitários em regiões onde os proprietários queiram se unir para realizar projetos em benefício da natureza.


O Instituto Samaúma também vem incentivando que as grandes indústrias, tenham seus viveiros e implementem a prática de formar os corredores ecológicos para circulação de animais e ligação de caminhos florestais entre capões e reservas nativas, favorecendo à conservação da vida animal selvagem.



Ramon Padilha
Instituto Samaúma Ecologia e Desenvolvimento
e-mail: ramonecologia@gmail.com









































































































Nenhum comentário: